O que pretende o Infogol!?

 

Infogol! nasceu de um hobby, cresceu para ser visto como projeto – hoje também um blog, ambos ainda muito pessoais – e tem por objetivo a construção de representações gráficas de gols de futebol. Os atuais e os históricos. Os gols de placa e aqueles que só existem nos registros de rádio ou nas narrativas dos cronistas. Aqui, o rigor na apuração dos detalhes e personagens é quase obrigatório. Mas, a “licença poética” acaba sendo permitida!

Baseados em um conceito que há décadas é utilizado por jornais e revistas, e que foi consagrado na pena da dupla de cartunistas Gepp & Maia – que ilustraram as páginas da Placar e do Jornal da Tarde – os infográficos de Infogol! pretendem resgatar a publicação dos desenhos de gols, a partir das novas possibilidades oferecidas pela tecnologia da informação, e usando técnicas de modelagem em 3D e de ilustração vetorial. Desenhar à mão livre, definitiva e infelizmente, não está entre as habilidades desenvolvidas pelo editor.

Mesmo na era da web 2.0 e de milhares de vídeos com os gols da rodada disponíveis quase que no momento em que ocorrem, o Infogol! se coloca como alternativa viável para a ilustração de publicações esportivas – livros, jornais e revistas – ou mesmo para a construção e impressão de cartazes decorativos. Afinal, ainda não é possível inserir uma imagem de vídeo em uma folha de papel como a conhecemos hoje, e nem sempre é possível capturar o instante do gol com uma seqüência fotográfica de sorte.

A maioria dos textos sobre futebol, narrando partidas memoráveis, lances históricos e gols inesquecíveis invariavelmente terminam onde começam: nas letras e na imaginação apaixonada do leitor.

Se Infogol! puder dar a sua contribuição para a preservação da memória desse esporte e para aqueles que contam as histórias e estórias dessa verdadeira paixão eterna do brasileiro, certamente a sua permanência na internet estará plenamente justificada. Uma contribuição gráfica, digital. Porém, não menos apaixonada.

 

Edson T. – Editor

edson@infogol.com.br