dez
08
2017

Vem aí “Campeões para Sempre”

Em maio de 2014, ainda na expectativa pelo início da Copa do Mundo no Brasil, Infogol! lançou em parceria com a LivrosdeFutebol.com a série “Campeões para Sempre”, coleção de cinco e-books, cada um deles registrando uma das conquistas que levaram o futebol brasileiro ao pentacampeonato.

Agora, antecedendo o tão aguardado torneio na Rússia que, tomara, trará o tão almejado hexa,  estamos concluindo o projeto de uma obra única, que pretende narrar a trajetória da Seleção Brasileira nas cinco Copas do Mundo de Futebol que conquistou entre 1958 e 2002.

Todos os jogos, os gols, os artilheiros. Os principais lances de cada partida disputada. A história e as curiosidades que cercam o pentacampeonato. Trata-se da condensação de uma minuciosa pesquisa efetuada em livros especializados, jornais, revistas, vídeos, transmissões radiofônicas e até discos de vinil. Um projeto desenvolvido durante anos e que busca retratar graficamente todos as cores e os detalhes das jogadas que levaram o esquadrão canarinho a alcançar o olimpo do futebol mundial tantas vezes.

“Campeões para Sempre”, vale dizer, é um livro que nasceu das ilustrações, todas elas construídas e revisadas antes que a primeira linha de texto fosse redigida.  Infográficos inspirados no bico de pena mágico de Gepp & Maia, que enriqueceram as páginas da revista Placar das décadas de 1970 e 1980 e que tentam suprir uma lacuna que os textos, por mais brilhantes e envolventes que sejam, muitas vezes não podem descrever.

Ainda que proliferem os vídeos na internet, que fotografias históricas estejam ao alcance de um clique, nem sempre é possível identificar quais eram os adversários que cercavam Pelé quando marcou o mítico gol contra Gales, em 1958, ou quem eram os turcos que perseguiam Ronaldo Fenômeno, antes que o biquinho de sua chuteira prateada levasse o Brasil à final da Copa de 2002.

Uma viagem no tempo, que coloca sob uma mesma perspectiva comparativa as façanhas de Pelé, Garrincha, Didi, Jairzinho, Rivelino, Romário, Ronaldo e tantos outros que desfilaram nos mais importantes gramados mundiais.

Uma singela homenagem à essa paixão brasileira chamada futebol.

Escrito por infogol em: Sem categoria |

Nenhum comentário »

RSS feed para comentários sobre este post. TrackBack URL

Leave a comment

 

Sidead

Mantido com WordPress, Conserio e Xoppla. The Buckmaker Magazine